Propecia (Finasterida)
PRINCIPAIS DÚVIDAS EM RELAÇÃO AO PROPECIA, MEDICAMENTO PARA COMBATER A CALVÍCIE
Para que serve o Propecia?
O medicamento Propecia (princípio ativo finasterida) é recomendado para combater os efeitos da calvície e da queda de cabelo em homens, com ação já comprovada.
E comprovadamente funciona?
Sim, estudos já foram conduzidos, evidenciando a ação do princípio finasterida.
Em um estudo realizado por um período de 2 anos, aproximadamente 99% dos homens que tomaram Propecia apresentaram redução ou completa interrupção na queda de cabelos. Além disso, cerca de 66% dos homens apresentaram aumento no crescimento de cabelo (Figura 1).
Com intuito de avaliar o efeito de Propecia a longo prazo, foi realizado um estudo por um período de 5 anos, sendo o resultado bastante otimista. Após um período de 5 anos, cerca de 27% dos homens obtiveram crescimento de cabelos em áreas que inicialmente não possuía mais cabelos e 63% observaram que houve interrupção na queda de cabelo (Figura 1).
Figura 1. Resultados de estudos conduzidos por 2 e 5 anos com homens tomando Propecia regularmente.
Fonte: EuroClinix
Os resultados de múltiplos estudos evidenciaram que cerca de 90% dos homens que tomaram Propecia regularmente apresentaram resultados positivos, traduzidos por interrupção na queda de cabelo, melhora no aspecto geral do cabelo, tornando este mais espesso e resistente.
Quem pode tomar Propecia?
Propecia é recomendado para homens adultos, acima de 18 anos de idade, que sofram com a calvície.
É necessária receita médica para comprar o Propecia?
Sim, para adquirir o produto é necessária a apresentação de receituário prescrito por um médico de sua confiança.
Como usar o Propecia?
Para o efeito desejado, deve-se tomar um comprimido (contendo 1mg de finasterida) por dia, acompanhado ou não de alimentos. Caso você esqueça de tomar o comprimido, tome somente o do dia seguinte (não tomar dois comprimidos com intervalo inferior a 24h). Para que os resultados sejam visíveis, é recomendando que o tratamento dure no mínimo 3 meses.
Como funciona o Propecia?
O princípio ativo finasterida impede que a enzima 5-alfa-redutase tipo II converta a testosterona em dihidrotestosterona (DHT). A DHT é um hormônio responsável pela redução dos folículos capilares no couro cabeludo, isso ocorre pela redução na circulação sanguínea regional e consequentemente resulta em morte seguida de queda dos cabelos. Quando enzima impede a produção de DHT, ocorre impedimento desta queda capilar e consequemente permite que os folículos capilares do couro cabeludo se regenerem e cresçam saudáveis novamente.
Como conseguir os melhores resultados com o Propecia?
O Propecia é um medicamento seguro e de fácil administração, no entanto, além do seu uso são recomendados diversas formas que auxiliam no combate a calvice, incluindo:
Manter um couro cabeludo saudável:
Em um estudo, homens que tiverem resultado positivo com Propecia também utilizaram shampoo anti-inflamatório em conjunto com o tratamento. Durante o uso do shampoo, a eficácia do medicamento aumentou. O couro cabeludo sem inflamação, livre de caspa, livre de ressecamento, ou seja, saudável, apresenta um melhor crescimento de cabelos.
Usar o tratamento consistentemente:
O Propecia deve ser tomado diariamente, de preferência sempre no mesmo horário. Se você esquecer-se de tomar o produto por múltiplos dias durante o tratamento, a eficácia do medicamento será afetada.
Ajustar a sua dieta e estilo de vida:
O Propecia não faz milagre sozinho. Para melhor resultado é recomendado que você tenha uma dieta bem balanceada, isso será traduzido em melhora na qualidade dos cabelos.
Quais são as contraindicações?
Não há indicação do uso deste medicamento em mulheres, especialmente se estiverem grávidas ou tentando engravidar (atualmente não há informações suficientes para prever os efeitos nestas mulheres).
Quais são os efeitos colaterais?
Cerca de 2% dos homens podem apresentar efeitos colaterais durante o uso de Propecia, sendo estes efeitos geralmente leves. Caso os efeitos colaterais sejam graves, interrompa o uso do medicamento e imediatamente procure por atendimento médico.
Os principais efeitos colaterais incluem reações alérgicas na pele, comichão, rash cutâneo, inchaço de lábios, face, língua e garganta, palpitações cardíacas, dificuldade de ereção, redução na libido, redução na quantidade do ejaculado e dor testicular. Uma pequena minoria de homens apresentou tendência à depressão.
Orientação geral para uso de Propecia
Independente das informações contidas neste material, o uso de Propecia (princípio ativo finasterida) sempre deverá ser orientado por um médico.