Premarin
PREMARIN, USO DURANTE A MENOPAUSA
Para que serve o Premarin?
Premarin é um medicamento recomendado para reposição hormonal em mulheres adultas que estão em fase de menopausa, aliviando os principais sintomas desagradáveis desta fase.
Do que é composto o Premarin?
Este medicamento é composto por hormônios, sendo o principal o estrogênio conjugado. Durante a menopausa, o organismo feminino passa a produzir menos estrogênio, desta forma, este medicamento serve para repor esta baixa produção.
Quais são os principais benefícios do Premarin?
O principal efeito e benefício do medicamento inclui redução nos desagradáveis sintomas da menopausa, incluindo mudança de humor, ondas de calor, ardor e ressecamento vaginal. Além disso, o Premarin atua reduzindo as chances de ocorrência de osteoporose (enfraquecimento dos ossos), mesmo quando outros tratamentos não foram efetivos.
Quem pode tomar Premarin?
Premarin é recomendado para mulheres adultas em fase de menopausa para aliviar os sintomas de menopausa e reduzir as chances de ocorrência de osteoporose. Os sintomas de menopausa geralmente aparecem entre 40-60 anos de idade. Premarin não tem indicação para uso em mulheres acima de 55 anos.
Além disso, este medicamento já foi usado com sucesso no tratamento de hipoestrogenismo em função de hipogonadismo (resultado desta enfermidade é redução nos níveis de estrogênio), remoção cirúrgica de ovários e insuficiência ovariana primária. O Premarin também é indicado para mulheres que passaram por remoção cirúrgica do útero, com intuito de reduzir a chance de ocorrência de hiperplasia endometrial e câncer no endométrio (alterações que são resultado de reposição hormonal).
É necessária receita médica para comprar o Premarin?
Sim, para adquirir o produto é necessária a apresentação de receituário prescrito por um médico de sua confiança.
Quais são as apresentações de Premarin?
Existem duas formas de uso do medicamento, creme vaginal ou drágeas.
O creme vaginal vem em uma embalagem em formato de bisnaga contendo 26g de creme + aplicador de uso vaginal. Para o uso, o aplicador deve ser gentilmente inserido na vagina e empurrado o embolo lentamente para aplicação do creme. Esta forma também é denominada de uso tópico vaginal.
As drágeas contém 0,3mg ou 0,625mg, em embalagem contendo 28 drágeas, que devem ser tomadas por via oral.
Como usar o Premarin?
A dosagem varia conforme o objetivo do uso do medicamento.
Para alívio de sintomas de menopausa, o Premarin deve ser tomado por via oral, uma drágea de menor concentração (0,3 mg), por dia.
Neste caso, o medicamento pode ser tomado de forma contínua (diariamente) ou em ciclos de 25 dias seguidos de pausa de 5 dias. Para um melhor efeito, recomenda-se a realização deste protocolo até os 55 anos de idade da mulher.
Para o tratamento de osteoporose, o Premarin deve ser tomado por via oral, uma drágea de maior concentração (0,625mg), diariamente.
Para os demais casos (hipoestrogenismo, remoção cirúrgica de ovários, remoção cirúrgica do útero e insuficiência ovariana primária) consulte seu médico sobre protocolo de uso.
Como funciona o Premarin?
Basicamente o Premarin é composto pelo hormônio estrógeno, sendo que fisiologicamente este hormônio é encontra-se abaixo da média desejada em mulheres em fase de menopausa. Os baixos níveis de estrógeno resultam nos desagradáveis sintomas de menopausa, que podem ser amenizados com o uso deste medicamento. Portanto, Premarin atua na reposição hormonal em mulheres.
Premarin comprovadamente funciona?
Sim, em um estudo com 27 mil mulheres em fase pós-menopausa foi comprovado que o Premarin reduz os sintomas de menopausa eficientemente.
Quais são as contraindicações?
Premarin é contraindicado para mulheres acima de 55 anos de idade; nas grávidas ou que estão tentando engravidar; nas que tem histórico, diagnóstico ou suspeita de câncer de mama; nas que tem câncer endometrial, hiperplasia endometrial e neoplasia estrogênio-dependente, diagnosticada ou suspeita; sangramento uterino anormal de causa indeterminada; doença ativa ou histórico de doença tromboembólica arterial; disfunção ou doença hepática crônica ou ativa; distúrbios trombofílicos; hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula do medicamento.
Quais são os efeitos colaterais?
Assim como qualquer medicamento, o Premarin pode apresentar efeitos colaterais. Os mais comuns incluem dor no peito, na cabeça e no estômago, sangramento uterino anormal, dor mamária, aumento da sensibilidade, aumento do volume mamário e descarga papilar, leucorreia, artralgias, câimbras nas pernas.
Os mais raros incluem dor de cabeça súbita, alterações na fala, na visão e no equilíbrio, inchaço nas mãos, pernas e tornozelos.
Orientação geral para uso de Premarin
Independente das informações contidas neste material, o uso de Premarin sempre deverá ser orientado por um médico.