A disfunção erétil (DE), também chamada de impotência, pode ser causada por uma ampla gama de fatores físicos e psicológicos. Entre eles está o tabagismo. Não é surpreendente, uma vez que fumar pode danificar os vasos sanguíneos e a DE é muitas vezes um resultado de mau suprimento de sangue arterial para o pênis. Felizmente, se você parar de fumar, a sua saúde vascular é suscetível de melhora, bem como a sua saúde sexual e desempenho.
Tabagismo e seus vasos sanguíneos
Você provavelmente já ouviu falar muito sobre os riscos do fumo à saúde. Isso porque o tabagismo pode danificar várias partes do seu corpo. Os produtos químicos na fumaça do cigarro ferem o revestimento dos vasos sanguíneos e afetam a forma como eles funcionam. Esses produtos químicos também podem prejudicar o seu coração, cérebro, rins e outros tecidos em todo o corpo.
O risco que o fumo traz a sua saúde erétil é especificamente devido aos efeitos das substâncias químicas do cigarro sobre os vasos sanguíneos do pênis. Uma ereção acontece quando as artérias do pênis se expandem e se enchem de sangue depois de receber sinais nervosos no pênis. Os nervos estão a responder aos sinais de excitação sexual do cérebro. Mesmo se o sistema nervoso está operando com força total, uma ereção pode não ser fisicamente possível se os vasos sanguíneos estão afetados devido ao tabagismo.
O que mostra as Pesquisas?
Apesar da disfunção erétil (DE) tender a ser mais comum quando os homens envelhecem, ela pode se desenvolver em qualquer fase da idade adulta. Um estudo de 2005 no American Journal of Epidemiology sugere que a DE não é apenas mais provável entre os homens que fumavam em comparação com aqueles que nunca fizeram, mas que, em homens mais jovens com disfunção erétil, o tabagismo é muito provável a causa desta impotência.
Se você é um fumante frequente, pesquisas sugerem que as chances de desenvolver DE são muito mais elevadas. No entanto, parar de fumar pode melhorar os sintomas da DE. Esteja ciente de que a sua idade, a gravidade da sua DE antes de parar de fumar, e outros grandes problemas de saúde podem reduzir o grau em que a função erétil saudável pode retornar.
Conseguindo ajuda
Apesar da DE poder ser um tema difícil de discutir com o seu parceiro ou um médico, quanto mais cedo você lidar com a questão, mais cedo você vai encontrar uma solução. Se você não tiver um médico, mas você quer discutir DE com alguém, marque uma consulta com um urologista ou especialista em saúde masculina. A DE é um problema de saúde muito comum, então você não deve se sentir envergonhado. É aconselhável que uma das coisas que você deve fazer em breve é parar de fumar.
Se você já tentou parar de fumar e não conseguiu, nunca assuma que parar de fumar está além de seu alcance. Você deve procurar ajuda e dar uma nova abordagem desta vez. O National Heart, Lung, and Blood Institute de Londres recomenda os seguintes passos para ajudar você a parar de fumar:
- Faça uma lista das razões que você quer parar e porque suas tentativas anteriores de parar de fumar foram infrutíferas.
- Preste atenção aos seus gatilhos de fumar, tais como o consumo de álcool ou café.
- Obtenha o apoio da família e amigos. Não há problema em admitir que você precise de ajuda para superar um vício poderoso como o tabagismo.
- Converse com seu médico sobre a prescrição e remédios de livre receita para ajudar os fumantes a largar o vício. Se um determinado medicamento parece ser uma boa e segura escolha, siga as instruções da medicação de forma precisa.
- Encontre novas alternativas para fumar e atividades que podem distraí-lo de ânsias do cigarro, como o exercício ou passatempos para ocupar suas mãos e sua mente.
Esteja preparado para ânsias e retrocessos. Só porque você escorregou um dia e fumou um cigarro não significa que você não pode voltar à luta e ser finalmente bem sucedido.